Os Temas na Arte Contemporânea

Arte Contemporânea

A arte Contemporânea é a arte que se faz nos nossos dias. Também é a forma de designar os movimentos artísticos nascidos a partir dos anos 60 do século XX.

Pop Art

Marilyn Monroe de Andy Warhol, “O príncipe da pop art”

Marilyn Monroe de Andy Warhol, “O príncipe da pop art”

Pop art é um movimento artístico que procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop. É um movimento artístico surgido no final da década de 1950, no Reino Unido e nos Estados Unidos. A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX. Pretendia-se, assim, demonstrar com as suas obras a massificação da cultura popular capitalista.

 

Land Art

Spiral jetty, 1970, intervenção na paisagem, Robert Smithson (1938)

Spiral jetty, 1970, intervenção na paisagem, Robert Smithson (1938)

É o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de dispor o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se na obra.

 

Body Art

australia-body-art-festival

australia-body-art-festival

A Body art, do inglês arte do corpo, é uma manifestação das artes visuais onde o corpo do artista é tomado como suporte ou meio de expressão.

 

Instalação

“Varina” Joana Vasconcelos

Uma instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos orgânicos num ambiente. É uma obra de arte que só “existe” na hora de exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que da lembrança da mesma só ficam fotos e recordações…

 

Performances

Ninguém A performance propõe a composição de um rosto multifacetado sobre o rosto do performance a partir de fragmentos de outros rostos

Ninguém – A performance propõe a composição de um rosto multifacetado sobre o rosto do performance a partir de fragmentos de outros rostos

Na década de 1960, a performance artística surge como uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo, com ou sem público. É característica da segunda metade do século XX, mas as suas origens estão ligadas aos movimentos de vanguarda (dadaísmo, futurismo, Bauhaus, etc.)

 

Arte na rua

A viagem do elefante, um espetáculo de teatro de rua do TRIGO LIMPO TEATRO ACERT, a partir do conto homónimo de José Saramago.

Arte na rua é toda e qualquer arte que é exposta num qualquer espaço de acesso público e livre, mas que é feita fora da rua, por exemplo, num estúdio ou numa escola, ou seja, pode ser produzida em qualquer lugar e posteriormente exibida na rua.

 

Grafitti

Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente imaginado para esta finalidade. Nos dias de hoje, o grafite é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente da street art ou arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

Street Art

Street art ou Arte Urbana, é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público. Distingue-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.

Vejamos 3 exemplos:

Banksy é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo. Seus stencil são facilmente encontrados nas ruas de Londres. Não se sabe sua identidade, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo.

 

Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

Blu é o pseudônimo de um artista italiano, cuja a verdadeira identidade é mantida no anonimato. Ao que tudo indica, ele vive em Bolonha, cidade onde iniciou suas atividades na arte urbana, 1999.

Os Gêmeos é uma dupla de irmãos gêmeos idênticos de São Paulo, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação, começaram a pintar grafite em 1987 no bairro em que cresceram e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.

 

 

Homens-estátua

Passam horas imóveis e esperam ser reconhecidos por isso. Quando um transeunte deixa uma moeda, o homem-estátua oferece uma performance. Move-se um pouco, não muito – uma vénia, uma mudança de posição, um piscar de olhos. É uma arte que se aprende, com treino e paciência. Há cada vez mais portugueses a abraçarem esta profissão.

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Diário Gráfico

Nossas causas

Encontro Nacional APEVT - 7 de janeiro de 2012 - EVT- Aveiro.

Posição da APEVT – Em defesa da EVT!

EVT

Novembro 2017
S T Q Q S S D
« Out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Blog Stats

  • 40,711 hits

Arquivos

%d bloggers like this: