Escultor e pintor, José Maria Fernandes Guimarães Marques nasceu em 25 de novembro de 1939, em Guimarães. Formou-se em Engenharia na Academia Militar, mas em 1987 passou a dedicar-se exclusivamente à atividade artística, após estudos em cursos livres de pintura e gravura.
Embora tivesse viajado por França, Itália e Alemanha no início dos anos 60, a sua carreira definir-se-ia pela descoberta de regiões distantes e incomuns, de África ao Japão, do México à China. Cada uma destas culturas estimulou-o a desenvolver uma linguagem universal e a transmitir um universo imaginário que, afinal, reaviva a memória da própria História portuguesa, feita de enriquecedoras relações com países longínquos.
José de Guimarães, da série Hong Kong, guache s/papel
Obra de José de Guimarães, da série África Brasil

Criou um alfabeto muito próprio e muito comunicativo resultante de todos os fragmentos que a sua sensibilidade foi selecionando, desde as pedras arqueológicas da sua juventude até ao signos das culturas que foi estudando e contactando, organizados em sistemas de representação que inventou…
“Alfabeto Africano, um conjunto de 132 formas ideográficas”
Fernando Pessoa , 1985
Entrevista de Raquel Santos ao pintor e escultor José de Guimarães, no seu atelier. As influências na sua obra, a importância do espaço do atelier no processo criativo, as obras e as tendências mais em evidência últimos tempos. Destaque para a exposição “Um percurso: 1973-2003”, uma retrospetiva recente do conjunto da sua obra.[RTP]
AGORA ÉS TU…
Ás letras do alfabeto que conheces faz corresponder símbolos inventados por ti, criando assim o teu alfabeto simbólico.
Fonte:[ http://www.cam.gulbenkian.pt/ , http://www.infopedia.pt/ e Aprender a Olhar nº 3]
Discussão
Ainda sem comentários.